Domingo, 16 de Outubro de 2022
por Redação
O Brasil encerrou a edição de 2022 dos Jogos Sul-Americanos, em Assunção (Paraguai), na liderança do quadro de medalhas. A delegação brasileira esteve no pódio 319 vezes, com 133 ouros, cem pratas e 86 bronzes.
Segundo a Agência Brasil, foi apenas a terceira vez que o Brasil finalizou o quadro no topo, repetindo 2002, quando disputou o evento em casa, e 2014, em Santiago (Chile). Em Assunção, a delegação igualou o recorde brasileiro de ouros conquistados fora de casa. Em Medelín (COL), há 12 anos, também foram obtidos 133 láureas douradas.
O evento acabou no último sábado (15), com Bárbara Seixas (vôlei de praia) e Caio Bonfim (marcha atlética) representando o país como porta-bandeiras na cerimônia de encerramento.
Entre os baianos, subiram ao pódio Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Isaquias Queiroz, Erlon de Souza e Filipe Vieira (canoagem velocidade) e Tatiana Chagas, Bárbara Santos, Wanderley Pereira, Keno Marley e Ruan Pablo (boxe).
As mulheres foram responsáveis pela maioria das medalhas do Brasil em Assunção, tanto no geral (160 a 137) como no recorte de topos de pódio (68 a 54).
Em 27 modalidades, o torneio serviu como classificatório para os Jogos Pan-Americanos do ano que vem, em Santiago (Chile).
A próxima edição dos Jogos Sul-Americanos será em 2026, nas cidades argentinas de Rosario e Santa Fé.
Fonte: Bahia Notícias