Costelinha assada com páprica e laranja

gastronomia

Se você está procurando uma receita para uma refeição especial, chegou ao lugar certo. A costelinha macia e suculenta fica com o perfume da laranja e da semente de coentro, a picância da caiena e o agridoce do molho. É de dar água na boca, né? A receita pode ser preparada em etapas: você pode temperar a carne na noite anterior e deixar marinando até o dia seguinte, quando for assar, ou adiantar a primeira etapa de forno.

PARA TEMPERAR A COSTELINHA

INGREDIENTES
  • 2 costelas de porco em peça (cerca de 1,5 kg cada)
  • 4 dentes de alho
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 2 colheres (sopa) de páprica doce
  • 1 colher (chá) de pimenta-de-caiena
  • 1 colher (chá) de semente de coentro
  • raspas de 1 laranja-baía
MODO DE PREPARO
  1. Numa tigela pequena, misture o açúcar com a páprica e a pimenta-de-caiena.
  1. No pilão, quebre as sementes de coentro levemente e junte ao açúcar. Não precisa moer muito — é só para liberar o aroma. Bata levemente os dentes de alho no pilão para descascar; adicione o sal e macere bem até formar uma pastinha.
  2. Junte a pasta de alho com a mistura de temperos secos, adicione as raspas de laranja e misture bem.
  3. Retire o excesso de gordura da costelinha (se houver) e corte a peça em 3 partes iguais — faça o corte entre dois ossinhos para facilitar; cada pedaço fica com cerca de 4 ripas.
  4. Espalhe bem, com as mãos mesmo, a pastinha de especiarias e alho em cada pedaço, cobrindo toda a superfície. Coloque as costelinhas numa travessa (ou tigela grande com tampa) e leve à geladeira para marinar por 1 hora. Enquanto isso, separe o restante dos ingredientes.

PARA ASSAR

INGREDIENTES
  • 2 cabeças de alho
  • 3 cebolas
  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
  • ½ xícara (chá) de vinagre de vinho branco
  • 2 colheres (chá) de amido de milho
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
  1. Preaqueça o forno a 160 ºC (temperatura baixa); enquanto isso, retire a costelinha da geladeira para que perca o gelo.
  1. Corte as cebolas ao meio e cada metade em 4 gomos, passando a faca pela raiz, e descasque — dessa forma, as camadas ficam unidas ao assar.
  2. Distribua as cabeças de alho e os gomos de cebola numa assadeira grande e tempere com sal e pimenta. Coloque os pedaços de costelinha sobre a cebola na assadeira, com o lado da carne voltado para cima, e cubra com papel-alumínio.
  3. Leve as costelinhas ao forno para assar por cerca de 2 horas — para checar o ponto, verifique se a carne está bem macia e se as pontinhas dos ossos estão aparecendo.
  4. Retire a assadeira do forno e aumente a temperatura para 220 ºC (temperatura alta).
  5. Com cuidado, retire o papel-alumínio — levante primeiro o lado que está distante do seu corpo, pois sairá bastante vapor quente! Com uma pinça, transfira as costelinhas, a cebola e o alho para uma travessa.
  6. Escorra o líquido da assadeira em uma jarra medidora. Você vai precisar de 2 xícaras (chá) do líquido para fazer o molho — caso necessário, complete a medida com água.
  7. Transfira o caldinho da assadeira para uma panela pequena e adicione o vinagre, o açúcar mascavo e o amido de milho; misture bem para dissolver. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos depois que ferver — a ideia é fazer um molho mais ralinho mesmo, que será usado para pincelar nas costelinhas e também para servir.
  8. Volte somente os pedaços de costelinha para a assadeira, deixando um ao lado do outro, com a carne virada para cima. Com uma colher (ou concha), espalhe um pouco do molho sobre as costelinhas e retorne ao forno por cerca de 20 minutos, ou até dourar — na metade do tempo, regue as costelinhas novamente com um pouco mais do molho.
  9. Retire a assadeira do forno e espere 10 minutos antes de servir — assim, os sucos da carne se redistribuem e a costelinha fica mais saborosa e úmida. Sirva a seguir com a cebola e o alho assados e com o restante do molho.

OBS.: se quiser preparar meia receita, dá muito certo! Cada peça de costelinha rende 6 porções.

DICA DE PLANEJAMENTO 1

As costelinhas podem ser temperadas com antecedência e mantidas na geladeira por até 1 dia antes de assar. Mas atenção: a picância da pimenta-de-caiena vai ficando mais presente quanto maior for o tempo de descanso.

DICA DE PLANEJAMENTO 2

Você pode adiantar a primeira etapa de forno e deixar para finalizar as costelinhas com o molho na hora de aquecer e servir o jantar. As costelinhas, depois de assadas por 2 horas, podem ser mantida em temperatura ambiente, cobertas com papel-alumínio, por até 1 hora, ou de um dia para o outro na geladeira (nesse caso, retire a assadeira da geladeira 40 minutos antes de dourar, para quebrar o gelo).

Fonte: Panelinha / Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *