GETTY IMAGES

‘Janela de Overton’: como ideias políticas consideradas tabu em uma época passam a ser aceitas

Mundo

Quando Joseph Overton tentou explicar como ideias políticas que parecem tabu podem se tornar aceitáveis, ele criou um modelo que hoje é famoso e pode ajudar a compreender a avalanche de mudanças em diferentes países.

“Ele não tinha ideia” de que isso se tornaria conhecido internacionalmente, diz Joseph Lehman, que ouviu sobre esse modelo pela primeira vez diretamente de seu amigo Overton na década de 1990.

“Na verdade, ele queria articular a ideia para criar um folheto de captação de recursos para o centro Mackinac”, acrescenta Lehman, que preside esse instituto conservador de políticas públicas em Michigan, Estados Unidos, ao qual Overton pertenceu até sua morte em um acidente aéreo em 2003.

Esse folheto incluiria uma série de políticas que teoricamente podem ser adotadas democraticamente para um determinado assunto, classificadas de maior a menor intervenção do governo, e um pequeno quadro que se moveria ao longo desse espectro, circundando as ideias aceitáveis em um determinado momento.

Seu objetivo era ilustrar que, ao alterar o que é aceitável para uma sociedade, a política sobre um assunto pode ser modificada. E embora o folheto nunca tenha sido distribuído porque era muito caro, foi assim que nasceu o conceito que ficaria conhecido como a “janela de Overton”.

Fonte: BBC