Na Mudança do Garcia, titular da Sepromi aponta “sedimentação na consciência” sobre existência do racismo

Bahia Brasil cultura

Segunda-Feira, 12/02/2024 – 11h50

Por Francis Juliano / Gabriel Lopes

Acompanhando a Mudança do Garcia, tradicional bloco do Carnaval de Salvador, nesta segunda-feira (12), a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães, falou sobre a campanha “Aqui o racismo pula fora”. 

“Nós não temos dúvida que estamos no melhor momento da história do país em relação à conscientização sobre a existência do racismo e sobre a importância de denunciá-lo. Do ano passado para cá, o que a gente vê é a sedimentação dessa consciência e a adesão a campanhas dessa natureza. As pessoas procuram saber, querem saber onde a gente está, acolhem o material, pedem pra passar pra outras pessoas, indicam a pessoas que por ventura tenham sido vítimas de racismo nos nossos postos pra fazer a denúncia”, disse.

“O que a gente vê é um crescente na conscientização da população e um adesão cada vez maior a essas ideias antirracistas, essa ideia de que o Carnaval precisa ser um território livre de qualquer violência. Livre da misoginia. Esse ano a gente teve a proibição das pistolas da água, do bloco Muquiranas, que contribui também para que as mulheres tenham mais paz. Hoje nós temos um treinamento com toda uma rede de instituições que atua na promoção de direitos e que também está realizando a multiplicação dessa nossa campanha, o que a gente vê é isso, maior conscientização e maior adesão a essa ideia de que aqui a gente não vai tolerar, não vai suportar nenhum tipo de manifestação que viola a dignidade humana, que viola os direitos”, acrescentou.

Fonte: Bahia Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *