Pré-candidata, Aladilce promete lutar para circuito Riachão receber o mesmo tratamento de Dodô e Osmar

Bahia Brasil cultura política

Segunda-Feira, 12/02/2024 – 11h46

Por Francis Juliano / Leandro Aragão

Pré-candidata a vereadora de Salvador, Aladilce Souza (PCdoB) prometeu lutar para que o circuito Riachão, onde desfila o tradicional bloco Mudança do Garcia, receba o mesmo tratamento dos principais circuitos do Carnaval de Salvador, Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande), caso voltasse à Câmara. A atual vice-presidente do partido marcou presença nesta segunda-feira (12), quinto dia da folia na capital baiana, na atração.

“É como se discriminasse o circuito. Aqui é um circuito oficial. Estamos aqui para reforçar, vai ter a patrimonialização da Mudança. Espero que se eu voltar para a Câmara, vou brigar que o mesmo tratamento que os circuitos Dodô e Osmar têm, que o circuito Riachão também tenha, porque merece. É uma manifestação popular e espontânea de um povo que também paga imposto e merece ter de volta. Não é para ter carro estacionado, tem que ter ordenamento, tem que ter iluminação garantida. Tudo isso são coisas que a gente vem conseguindo aos poucos com muita dificuldade e eu espero que com esse investimento e patrimonialização e de outras coisas que a gente possa fazer aqui seja tratado com todfa dignidade que merece em homenagem ao nosso grande Riachão”, afirmou em entrevista ao Bahia Notícias.

Aladilce exerceu quatro mandatos na Câmara Municipal de Salvador entre 2000 e 2016. Ela foi idealizadora do projeto de lei que batizou o circuito de Riachão em 2015. O sambista soteropolitano nasceu em 1921 no bairro do Garcia. Ele já cantava em serenatas ou batucadas do bairro desde os nove anos e compôs sua primeira canção aos 12. Diversas músicas feitas por ele foram interpretadas por cantores como Caetano Veloso e Gilberto Gil.

“A Mudança vai fazer 100 anos daqui a dois anos, tem 98 anos. Nasceu como um movimento em protesto aqui no bairro, por terem expulsado uma prostituta daqui, e isso vem se repetindo ano após ano. A marca da Mudança tem sido da oposição, do protesto, das reinvindicações que ficam contidas durante todo o ano e essa exclusão de criatividade e alegria, mas faltavam recursos. Eu sempre participei aqui e quando vereadora os coordenadores me procuraram para ajudar a mediar a relação com a Prefeitura para conseguir recursos e botar um trio. A Mudança sempre foi vista meio de canto de olho, exatamente por causa da marca. Então, eu fiz o projeto de lei e como Riachão era daqui e morava aqui, batizamos de circuito Riachão, que ao mesmo tempo a gente reconhece esse movimento político-popular que acontece no Carnaval. É o maior bloco e reconhece também o patrimônio que é Riachão para o povo brasileiro. A partir daí começamos a cobrar mais da Prefeitura que botasse banheiro químico”, comentou a ex-vereadora.

Um dos mais antigos e tradicionais de Salvador, o bairro do Garcia fica localizado no Centro da cidade ao lado do circuito Osmar. A Mudança do Garcia tradicionalmente sai do fim de linha do bairro, Rua Prediliano Pitta, e segue em direção até chegar no Campo Grande. Dentre as atrações, estão a cantora Cláudia Costa e diversos grupos de samba.

Fonte: Bahia Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *