Bela Nalu surfa em Saquarema — Foto: Daniel Smorigo

Promessas, Sophia Medina e Bela Nalu têm primeiro grande desafio no Mundial Junior da WSL

esportes

Nova geração de surfistas brasileiras briga por chance de vaga na elite mundial

O Brasil é recordista com nove títulos mundiais conquistados nas 22 etapas do Mundial Junior da WSL na categoria masculina. Já no feminino, ainda não temos nenhum título, mas a nova geração de meninas que está chegando pretende mudar esses números. Seria uma nova ‘tempestade brasileira’? Sophia Medina (18), Bela Nalu (16) e Laura Raupp (17) defendem a bandeira verde e amarela no mundial sub-20. Nesta terça, começa a janela do Mundial Junior da WSL, em Oceanside, em San Diego, na Califórnia, e vai definir os campeões da temporada de 2023.

O campeonato vai reunir os 14 surfistas que ficaram melhor classificados em cada região em 2023 e mais 10 convidados pela liga. Os campeões mundiais Junior Sub-20 da World Surf League ganham vaga no Challenger Series de 2024, circuito que classifica para a elite mundial.

Entre os representantes brasileiros estão Bela Nalu, que foi campeã sul-americana Pro Junior 2023. Para fortalecer o time feminino, Sophia Medina e Laura Raupp foram convidadas pela WSL para participar do campeonato e também chegam com tudo para aumentar as chances de um título inédito. No masculino, Ryan Kainalo chega como campeão sul-americano e Heitor Mueller como vice. Já Leo Casal entra como convidado do evento.

— O surfe feminino está literalmente vindo com tudo. Eu nunca vi tantas meninas treinando tão forte e tão focadas como a gente está agora. A gente teve esse gap de gerações e por isso não temos tantas no tour, mas agora que está todo mundo vindo com tudo a gente vai pra fazer tudo mesmo, pra entrar na elite e dar trabalho — ressaltou Bela Nalu.

Sophia Medina teve uma temporada consistente em 2023 vencendo o a competição na piscina de ondas da Praia da Grama e ficando em segundo lugar no Saquarema Surf Festival. Além das brasileiras, Erin Brooks (CAN) e Sierra Kerr (AUS) são destaques no evento. As surfistas de 16 anos são grandes promessas no surfe feminino. A canadense venceu o Challenger de Saquarema e o Haleiwa Pro, no Avaí, em 2023.

A competição que vai coroar o campeão mundial Junior da WSL acontece em San Diego, na Califórnia, a partir do dia nove de janeiro. São 24 surfistas em cada categoria, divididos em 8 baterias, com três atletas cada.

📲 Clique aqui e participe do Canal do Ipirá City no WhatsApp

Fonte: GE