USP Filarmônica exibe obra de compositor mineiro do século 19

Brasil cultura

A “Abertura em Ré Maior”, de João de Deus de Castro Lobo, foi reconstituída a partir de manuscritos arquivados em Ouro Preto (MG)

Segunda, 1 de janeiro de 2024

Abertura em Ré Maior, do compositor mineiro João de Deus de Castro Lobo (1794-1832), é a peça executada pela USP Filarmônica – ligada à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP – num vídeo lançado pela orquestra no dia 16 de dezembro na plataforma YouTube (assista ao vídeo no link abaixo). O vídeo foi gravado durante concerto na Sala São Paulo, em 2 de julho. A regência é de Rubens Russomano Ricciardi, professor da FFCLRP e maestro titular da USP Filarmônica.

A partitura da Abertura em Ré Maior, de Castro Lobo, foi reconstituída por Ricciardi a partir das chamadas “partes cavadas” da obra – ou seja, as partes de cada instrumento, escritas separadamente -, que estavam arquivadas no Museu da Inconfidência de Ouro Preto (MG). “As cópias das partes são da segunda metade do século 19 e estavam em situação precária”, conta Ricciardi, que coordena o Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-Cipem) do Departamento de Música da FFCLRP. Esse núcleo se dedica a uma série de atividades ligadas à música brasileira, desde a publicação de livros e a edição de partituras até a gravação de obras inéditas.

Nascido em Vila Rica (MG) de pais afrodescendentes, João de Deus de Castro Lobo atuou como músico na Casa de Ópera de Vila Rica, transferindo-se depois para Mariana. A partir de 1825, foi mestre de capela e organista da Catedral de Mariana. É autor de missas, novenas e outras obras litúrgicas. A Abertura em Ré Maior é datada de cerca de 1815.

Ouça no link abaixo a Abertura em Ré Maior, do compositor mineiro João de Deus de Castro Lobo (1794-1832), na interpretação da USP Filarmônica, em gravação realizada em 2 de julho de 2023 na Sala São Paulo.

Fonte: Jornal USP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *