O universalismo na religião

colunistas Rodrigo Santana

Por Rodrigo Santana ( Portal Ipirá City) – Sexta, 25 de Junho de 2021

Nota-se que se o Catolicismo não se pretendesse ser um sistema de crença universal, o etnocídio não teria sido uma realidade desde a colonização do Brasil até os dias atuais. A sustentação da afirmação de que esse tipo de mentalidade de proselitismo religioso ainda existe na contemporaneidade está documentada no longa metragem:”Ex-Pajé” de 2018, todavia além do etnocídio, a tentativa de universalizar uma revelação causou muito derramamento de sangue nas Cruzadas e no Tribunal da Santa Inquisição. Além do discurso tendencioso que demonizou outros sistemas de crença para assim construir uma hegemonia de uma perspectiva religiosa sobre diversas outras perspectivas tão relevantes quanto o Catolicismo para a humanidade.

Pode-se dizer que o conceito de verdade usado em uma revelação como o Catolicismo, Protestantismo, Islamísmo fez com que os fiéis perdessem o bom senso em relação a diversidade cultural que existe no mundo e quão valorosa ela é. Sendo que é digna de todo respeito e admiração a forma em que cada povo se relaciona com o sagrado. Nós devemos compreender que o Perspectivismo proposto pelo filósofo Friedrich Nietzsche é o caminho para todo aquele indivíduo que pretende ter uma postura mais consciente sobre o sagrado por que este indivíduo estudará todas as perspectivas religiosas sem a pretensão de dar por encerrado o que muito ainda há de ser relevado a humanidade.

A Doutrina Espírita se classificou como sendo apenas mais uma revelação. Sendo que essa é a verdade sobre todas as revelações e era este o modo que o ser humano deveria se relacionar com elas. Eu não estou querendo dizer com isso que uma pessoa não deve seguir nenhum credo. Ela pode se assim deseja, contudo devo humildemente dizer aqui que estamos muito longe de saber a verdade por que o que temos são algumas peças de um imenso quebra-cabeça. Portanto, é sábio aquele diz:”Só sei que nada sei” por que reconhece a sua profunda ignorância e se mantém aberto a refletir sobre os diversos prismas espirituais que temos ao nosso alcance numa rápida pesquisa pela internet.

Infere-se que essa é a postura aberta a tudo é que está tendo muitos espíritos encarnados no planeta Terra, pois segundo Jesus: Aquele que procura, não cesse de procurar até quando encontrar; e quando encontrar ficará perturbado; e ao perturbar-se, ficará maravilhado e reinará sobre o Todo.” Se você ainda não ficou “perturbado” com o que tomou conhecimento é por que ainda está longe de descortinar os véus que colocaram sobre os teus olhos.

Rodrigo Santana Costa é professor e escritor ipiraense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *