Tumulto na França: promotores investigam morte de homem por bala de borracha

Mundo

Vítima foi atingida no peito e sofreu uma parada cardíaca; responsável pelo disparo não foi identificado

A promotoria de Marselha, na França, abriu uma investigação sobre a morte de um homem durante os protestos do último sábado (1.jul). A vítima, de 27 anos, pilotava uma bicicleta quando foi atingida por uma bala de borracha no peito. O impacto causou um choque violento, o que resultou na morte súbita do homem por uma parada cardíaca.

Apesar da abertura da investigação, a promotoria disse não ser possível determinar o local onde o homem estava quando foi baleado ou se participou dos protestos. Também não foi possível identificar quem fez o disparo. A única informação até agora é o homem foi atingido por um projétil “flash-ball”, geralmente utilizado pela polícia de choque francesa. 

Os protestos de sábado fizeram parte de uma onda de revolta na França que já dura uma semana. Os manifestantes contestam a violência policial contra minorias depois que um jovem de 17 anos foi morto pela polícia durante uma blitz na comuna de Nanterre, localizada no subúrbio de Paris. Até o momento, quase 4 mil pessoas foram presas.

Na 3ª feira (4.jul), o presidente Emmanuel Macron anunciou um projeto de lei emergencial para financiar a reconstrução de prédios, estabelecimentos e meios de transporte destruídos durante os protestos. A proposta foi apresentada a mais de 200 prefeituras, que sofrem com os atos violentos. O prejuízo estimado já ultrapassa R$ 5 bilhões.

Fonte: SBT News